Pesquisa

Desenvolvimento de metodologia de baixo custo para mensurar, reportar e verificar as emissões CO2, MP e Consumo Energético em Transportes Urbanos. Produto 1 – 2022

O impacto na adição do biodiesel no combustível para transporte e sua relação entre dióxido de carbono (CO2), material particulado (MP) e consumo energético tem apresentado lacunas na busca por pesquisas que utilizam uma abordagem diferenciada para que todas as cidades possam mensurar as emissões que prejudica o meio ambiente, sem a necessidade de mensurar a frota circulante. O elevado custo de pesquisa para as cidades não permite que muitas calculem esses dados, a fim de desenvolver e analisar a série histórica e o impacto de políticas de mitigação de emissões. A metodologia apresenta um processo para estimar as emissões divididas em quatro etapas como: venda de diesel, fluxo de veículos que entram e saem da cidade, distância viajada e cálculos das emissões de CO2, MP e consumo energético. Pesquisas anteriores apontam que políticas de aumento do consumo de biodiesel apenas atenua as emissões de CO2, MP, pois pneus, freios e pista possuem partículas que podem contribuir para o aumento de mortes por doenças respiratórias.

Relatório P1 – Parcial


Desenvolvimento de metodologia de baixo custo para mensurar, reportar e verificar as emissões CO2, MP e Consumo Energético em Transportes Urbanos. Produto 2 – 2023

A pesquisa busca desenvolver uma metodologia de baixo custo, para que as cidades de médio a grande porte possam mensurar e avaliar as emissões de CO2, MP e consumo energético, de forma a desenvolver políticas de boas práticas e mitigar os danos ao meio ambiente. Como objetivos específicos, pretende-se verificar a relação das emissões locais com número de casos de doenças respiratórias e desenvolver um processo tecnológico que seja prático e de fácil utilização para o monitoramento das emissões, a fim de comparar os períodos e os impactos sazonais.

Relatório P2 – Parcial


Produto 3 – Em desenvolvimento

Transporte-CarbonoZero